diabetes-guia definitivo saiba como evitar

Tudo sobre Diabetes: Saiba a identificar os sintomas e evitar a doença que afeta 16Milhões de Brasileiros

Diabetes é um dos males do século. Só no Brasil afeta mais de 16 milhões de Brasileiros segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). A doença tem tratamento e um diabético pode viver uma vida tranquila se seguir uma rotina conforme recomendação médica.

O que é diabetes?A diabetes mellitus é uma doença! Isso é importante salientar. Independentemente do tipo, é preciso cuidar. A principal característica da diabetes é o fato do corpo não produzir insulina ou não conseguir empregar adequadamente a insulina que produz.

O que é insulina?
Trata-se de um hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue. Os alimentos, fontes de energia são compostos de minerais, vitaminas, e entre outros, açúcar. O corpo precisa desse açúcar para gerar energia. Mas para processar esse açúcar, é necessária a insulina.

Então, quando a pessoa tem diabetes, o organismo não fabrica insulina e não consegue utilizar a glicose adequadamente. Aí surge hiperglicemia, ou seja, o excesso de Glicose no sangue. Se esse quadro permanecer por longos períodos, poderá haver danos em órgãos, vasos sanguíneos e nervos

Conheça o equipamento que evita FUROS ao medir a Glicose. Promete ser o fim das lancetas.

Tipos mais comuns

Diabetes tipo 2

  • Condição crônica que afeta o modo como o corpo processa o açúcar no sangue (glicose). É chamada a diabetes adquirida, aquela que não tem origem genética e sim adquirida por má alimentação, falta de exercícios e sobrecarga ao longo de anos dos órgãos.

Diabetes tipo 1

  • Condição crônica em que o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina. Essa condição tem origem genética.

Pré-diabetes

  • Condição de alto nível de açúcar no sangue, mas não o suficiente para ser considerada diabetes tipo 2. Identificada por medições constantes do nível glicêmico, curvas glicêmicas entre outros exames.

Diabetes gestacional

  •  Condição temporária que algumas grávidas adquirem de não processamento da Glicose. Essa diabetes se reverte após a gravidez, mas é recomendável a mãe fazer acompanhamentos periódicos

Existem muitos mitos e verdades sobre a doença. Diversas formas de tratamento mirabolantes, receitas caseiras, etc. Antes de mais nada, é importante lembrar que o gerenciamento adequado da taxa de glicemia reduz drasticamente o risco de desenvolver uma complicação. Uma vida de um diabético será quão mais saudável a medida que houver o controle dos níveis glicêmicos, aliados a dieta e exercícios físicos.

Isto posto, vamos aos sintomas

Doença renal (Rins) – dedicamos um item aos Rins, pois esse é o órgão mais afetados e pode levar a necessidade de Diálise ou mesmo Transplante

Os rins são os filtros dos organismo! São compostos por milhões de vasos sanguíneos, que filtram “a sujeira” do sangue. O diabetes pode trazer danos aos rins, afetando sua capacidade de filtragem. 

Os resíduos gerados na digestão dos alimentos são moléculas bem pequenas que são filtradas pelos rins e irão compor a urina. Já todo o resto, as vitaminas, proteínas e nutrientes têm moléculas maiores e continuam circulando no sangue nutrindo as células e órgãos.

Entretanto quando há altos níveis de açúcar no sangue. os rins passam a filtrar muito sangue, sobrecarregando nossos órgãos e fazendo com moléculas de proteína acabem sendo perdidas na urina.

A presença de pequenas quantidades de proteína na urina é chamada de microalbuminúria. Nessa fase, precoce, é possível fazer um tratamento de recuperação e por isso é importante ficar atento. Uma dica, não médica, mas prática é reparar na cor da urina. Clique aqui e saiba mais

Quando é detectada mais tarde, já na fase da macroalbuminúria, a complicação já é chamada de doença renal terminal. Com o tempo, o estresse da sobrecarga faz com que os rins percam a capacidade de filtragem. Os resíduos começam a acumular-se no sangue e, finalmente, os rins falham. Uma pessoa com doença renal terminal vai precisar de um transplante ou de sessões regulares de hemodiálise.

Saúde em dia: Reparar na cor da Urina pode salvar sua vida! Confere

Agora é importante e fundamental salientar: 

Nem todas as pessoas que têm diabetes desenvolvem a doença renal. Fatores genéticos, baixo controle da taxa glicêmica e da pressão arterial favorecem o aparecimento da complicação.

Sintomas não específicos:

Os sintomas não específicos são inchaço, perda de sono, falta de apetite, dor de estômago, fraqueza e dificuldade de concentração. Por não serem específicos  podem ser confundidos com outras doenças, mas os mais comuns . Geralmente, no entanto, os sinais só aparecem quando o quadro está mais grave.

A recomendação é que toda pessoa com diabetes, Tipo 1 e Tipo 2, deve fazer um exame que pesquisa a microalbuminúria pelo menos uma vez por ano. Se for detectada alguma alteração, o exame deve ser repetido. Se a condição for confirmada, o paciente deve receber tratamento adequado. Quem apresenta sintomas deve consultar um médico. Quem já tem a doença deve fazê-lo regularmente.

É imprescindível o controle da Glicose. Se você gerenciar bem sua taxa glicêmica, o risco de desenvolver microalbuminúria cai 33%.

A pressão arterial também deve ser acompanhada, porque o descontrole pode acelerar o progresso da doença. Perder peso, comer menos sal, evitar álcool e tabaco e fazer exercícios regulares estão entre as indicações para fazer esse controle. Se essas medidas não forem suficientes, há ainda medicamentos específicos para pessoas com diabetes e hipertensão.



Banner 300x250

Sintomas específicos:

Tipo 1:

Urinar com frequência: a necessidade de urinar várias vezes diariamente pode ser um alerta: caso sinta-se vontade de ir ao banheiro com mais frequência e sem nenhuma explicação aparente, pode ser um sinal de alteração nas taxas de açúcar. A sede e a fome constantes também são sintomas.

Emagrecimento:  Atenção. Pode surgir inclusive em casos onde a pessoa sente muita fome, come bem, mas emagrece, o que configura um sinal de alerta, assim como sintomas não específicos como mudanças de humor, nervosismo, fadiga e fraqueza.

Náuseas e Vômitos: O estômago é uma importante parte afetada na diabetes. Enjôos e vômitos, sem nenhum motivo aparente, pode indicar um problema com as taxas de açúcar. Os sintomas característicos da diabetes tipo 1 aparecem de forma bastante rápida.

 Hálito frutado: As cetonas da urina causam esse sintoma. Associa-se a dificuldade respiratória, náuseas, vômitos, dor abdominal e confusão mental. Deve-se tomar cuidado, pois a cetoacidose pode levar ao coma e à morte. Ao menor sinal, deve-se procurar um médico especialista em diabetes.

Tipo 2

Infecções Urinárias Constantes: A Tipo 2,  também chamada de diabetes adquirida cujos sintomas incluem a ocorrência de infecções constantes, como de pele, de rins e de bexiga (infecção urinária). Caso haja recorrência do quadro de infecção, vale a pena investigar se a causa não é a diabetes.

Candidíase: é comum acontecer algumas doenças como candidíase no homem ou mulher, que é uma infecção por fungo Candida albicans que costuma ocorrer geralmente na língua, boca, vagina ou no pênis.

Manchas escuras na pele: Esse é um sintoma importante. A acantose nigricans, uma doença de pele relativamente rara que provoca manhas (pele escurecida), deixa a pele espessa e rugosa e costuma atingir o pescoço, as axilas e virilhas.

marcas nas dobras diabetes tipo 2

Cicatrização demorada: O aparecimento de feridas e furúnculos por conta da cicatrização é demorada é outro sintoma importante. O embaçamento da visão, associado a outros fatores, constitui um sintoma tanto da diabetes tipo 2 bem como do tipo 1, também.

Formigamento dos membros inferiores: A ocorrência de formigamento nos pés pode ser um sinal de diabetes.

 

Urinar com frequência como na TIPO1 também é um sintoma a ser observado.

Boca Seca frequente:  também pode ocorrer em casos de hipoglicemia, níveis baixos de açúcar (glicose) no sangue, e também de hiperglicemia, níveis altos de açúcar no organismo.

Os sintomas da diabetes tipo 2 aparecem de modo gradativo. É importante deixar claro que um sintoma apenas não fecha um diagnóstico: é necessária a junção de mais sintomas para que se confirme a suspeita de diabetes e se comece uma investigação através de exames, como Glicemia em jejum, Hemoglobina glicada e Curva glicêmica.

Veja Também: Pré-Infarto: Seu corpo avisa 30 dias antes de você ter um! Aprenda a identificar

Sintomas da Diabetes Gestacional:

A diabetes na gravidez ocorre, como o próprio nome diz apenas em Gestantes é reversível e o aumento de peso além do indicado pelos médicos que acompanham a gestação e sede acentuada (boca seca constante) devem ser observadas. Além disso a visão embaçada (turva); infecções e a vontade de urinar frequente devem ser consideradas.



Biomassa de Banana Verde é na Natue!

Porque ouve-se falar em amputações em diabéticos?

Muitas pessoas com diabetes  tem o fluxo de sangue para os pés reduzido. Além disso, pode haver redução de sensibilidade nos membros por conta da hiperglicemia. Essas duas condições fazem com que seja mais fácil sofrer com úlceras e infecções, que podem levar à amputação.

Entretanto a maioria das amputações podem ser evitadas com cuidados regulares e calçados adequados. Cuidar bem de seus pés e ver o seu médico imediatamente, assim que observar alguma alteração, é muito importante.

Nos diabéticos as feridas cicatrizam mais lentamente, portanto requerem maior cuidado. O cuidado deve ser redobrado, mas como já dissemos, tudo pode ser controlado, passando por bons hábitos e atenção aos sintomas.

 

Como evitar a Diabetes TIPO 2?

  • Faça 30 minutos diários de caminhada / exercício físico
  • Perca gordura abdominal (barriga)
  • Durma bem (clique e veja o estudo sobre o sono)
  • Controle do Stress
  • Coma pouco e devagar e não faça jejum
  • Sempre que puder, evite comer gordura
  • Prefira alimentos integrais
  • Coma frutas, mas não exagere (por conta da frutose, açúcar das frutas)
  • Se beber, vá de vinho tinto
  • Coma amêndoas

Por fim, não acredite em soluções milagrosas da internet. Busque ajuda médica. Você prefere perder um rim, um membro ou buscar saúde? Você sabia que os medicamentos para diabetes tem subsídio do Governo?

Fonte: Sociedade Brasileira de Diabetes

Mais sobre saúde:



Banner 2

REDUZA O STRESS! Planeje viajar? Veja as nossas sugestões de Destinos:

Brasil: 

Gramado é um dos destinos mais procurados no Natal. Tudo por conta do Natal Luz, onde a cidade fica totalmente iluminada com o tema de Natal, há uma queima linda de fogos, espetáculos.É uma das cidades mais preparadas para o turismo no Brasil. Parques, Uma estação de Neve artificial (snowland), chocolate, Além de muito Vinho na região de Bento Gonçalves! Imperdível! Conheça o Natal Luz. Clica e e confere!

Sempre haverá uma solução para todo STRESS: Porto de Galinhas. Esse é um dos 3 destinos de praia mais procurados do Nordeste. Suas piscinas naturais de águas quentes no Verão e um centrinho urbano que mistura o charme do interior com a culinária mais diversificada completam o charme. Conheçam os melhores hotéis com fotos das praias. Clica e Confere

Caribe:

Imagine um lugar com o mar turquesa do Caribe, areia banca, milhares de coqueiros, sol o ano todo e luxuosos complexos hoteleiros com tudo incluído: esse lugar é Punta Cana. A região fica a leste da República Dominicana, o mesmo país que sediou os Jogos Pan-Americanos em 2003, e surge no cenário mundial como hit de escolha para as férias e para casais em lua de mel. Confere!

Aruba encanta pessoas de todo o mundo antes mesmo de seus pés pisarem, de fato, a ilha. Seu mar é um misto de verde e azul, característico do Caribe! Palm Beach é a melhor região porque tem tudo de que alguém precisa: se durante o dia os turistas se revezam entre hotéis junto da areia e momentos de relaxamento boiando no mar, à noite é hora de sair pelas ruas vendo as lojinhas e comendo num bom restaurante, ou curtindo o clima descontraído de um bar. Confere!

Cancún é um dos principais destinos turísticos do mundo quando se pensa em praias. Bastaria andar por alguns metros de suas areias finas em perfeita sintonia com um mar azul para constatar! Fica na costa do estado de Quintana Roo, no México, em uma península que se tornou um dos centros turísticos mais importantes do Planeta. Conheça Cancún!



dealform 300x250

Matérias Relacionadas

403 Views