saiba o que é a gosma branca do ovo entre a gema e a clara

Curiosidade – Sabe aquela gosma branca do Ovo? Conheça os Riscos a Saúde

Curiosidade – Sabe aquela gosma branca do Ovo? Conheça os Riscos a Saúde


Ovo até pouco tempo era um vilão. Hoje comprovadamente é saudável e está presente na alimentação da maioria das casas no mundo. Você certamente já fritou, misturou com farinha ou até mesmo comeu ovos crus,ECA.. Mas algo certamente te intrigava…

Toda vez que quebro um ovo saudável ele aparece com uma gosma branca entre a Clara e a Gema. O que é isso? Faz mal?

Bom, então vamos lá: Chalaza é o nome da gosma branca. Não tem nada haver com o pinto que nasceria ali… Cordão umbilical ou coisa parecida. Lembre-se, você só como ovo não Galado, ou seja, não fertilizado.

saiba o que é a gosma branca do ovo entre a gema e a clara
saiba o que é a gosma branca do ovo entre a gema e a clara

A chalaza é uma espécie de âncora que fixa as 2 partes do ovo. Gema e Clara. Ela está presente dos dois lados da Gema. É uma espécie de fios de proteína que conectam a gema a Casca. Você também já viu alguém peneirando um ovo né (separando gema e clara)? Se nunca viu, saiba… Essa tarefa só não é mais fácil por conta da Chalaza.

E faz mal? NÃO, não há risco a saúde! A chalaza é comestível, portanto não há necessidade de removê-la. E melhor, esse fio é sinal de que o ovo é fresco. Quando o ovo é mais velho, ele perde a Chalaza. Repare qualquer dia que um ovo armazenado em geladeira há mais tempo quando quebrado não se percebe mais a presença da Gosma.

Alguns alegam que a Chalaza deixa um cheiro mais forte no ovo. Aí vai do gosto, mas fato é: A  Chalaza é comestível e a garantia que o ovo tá novo!

Dê agora um banho de sabedoria e vá contar nas suas redes sociais sua mais nova descoberta. Compartilha ai… Use os botões aqui embaixo. Twitter, Face, Pin, etc.

Leia também: Entenda a dieta baseada em proteína (Ovo é proteína e das boas hein!!). Confere!

Matérias Relacionadas

Comentários

11908 Views