Mulher dormindo, qualidade do sono

Qualidade do sono: Você dorme menos de 6 horas por dia? Fique acordado então!

Qualidade do sono: Quanto você dorme por dia?

De R7. Um estudo recentemente da Faculdade de Medicina da Universidade da Pensilvânia, publicado na revista Sleep, divulgou um dado alarmante: dormir apenas seis horas por noite pode ser tão ruim quanto passar a noite em claro para a produtividade. Isso acontece porque dormir apenas seis horas gera uma espécie de acúmulo de falta de sono que faz muita falta.

Quer emagrecer dormindo?Beba Vinho

Para identificar os problemas gerados pela falta de sono, os pesquisadores reuniram 48 voluntários. Parte do grupo dormiu 8 horas, outro dormiu 6, e um terceiro grupo dormiu apenas 4. A ideia era medir os efeitos cognitivos, de atenção e foco das pessoas com diferentes níveis de sono, por um período de duas semanas.

Um teste foi aplicado pelos pesquisadores a cada duas horas em todos os grupos e os resultados foram medidos, com o objetivo de medir o tempo de reação e atenção de cada um. Segundo uma matéria na Fast Company sobre o estudo, todos os participantes também responderam questões sobre humor, além de sintomas físicos.

TOP12 – Antes e depois dos famosos que emagreceram muito

Como era de se esperar, os que dormiram oito horas tiveram o melhor desempenho médio, e os que dormiram quatro horas tiveram o pior. Para tornar tudo ainda mais dramático, o efeito dos que dormiam pouco era cumulativo: se tornava pior a cada dia.


dealform 300x250

 

Mulher dormindo, qualidade do sono
Mulher dormindo, qualidade do sono

Mas por que seis horas não são suficientes? Segundo os pesquisadores, o efeito de acúmulo complica a vida dos que dormem apenas seis horas. Após 10 dias dormindo apenas seis horas, eles tiveram um desempenho tão ruim quanto alguns dos participantes que ficaram uma noite inteira sem dormir.

Para piorar, as pessoas que dormem seis horas por todo esse tempo, não têm qualquer ciência dos níveis decrescentes de atenção e estabilidade de humor a que elas estão submetidas por causa do sono.

Uma descoberta secundária feita pelos pesquisadores envolve nossa falta de noção sobre a quantidade de horas que dormimos. Em geral, dormimos uma hora a menos do que imaginamos, por que levantamos a noite ou por demora para pegar no sono.

Os pesquisadores deram uma série de dicas informais para melhorar a qualidade do sono: não olhar para telas eletrônicas pelo menos 30 minutos antes de dormir, não ingerir álcool (que pode dar sono, mas diminui a qualidade dele), fazer exercícios físicos regulares e dormir em horários aproximados todos os dias.

Encontre seu par perfeito! Clique aqui!



Super ofertas de produtos emagrecedores é na Natue!

Matérias Relacionadas

Comentários

11428 Views