8 de março - Dia Internacional da Mulher

Dia Internacional da Mulher 8 de Março Entenda a Origem (Dia da mulher)

8 de Março, dia Internacional da Mulher – Dia da Mulher

8 de Março, dia Internacional da Mulher

tem seu Marco relevante em 1876, quando a líder socialista alemã Clara Zebrino propõe em Copenhagem a Conferência Internacional de Mulheres Socialistas. Posteriormente em 8 de março de 1917 trabalhadoras russas lutaram por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada da Rússia czarista na Primeira Guerra Mundial. Os protestos foram brutalmente reprimidos, precipitando o início da Revolução de 1917.

O Dia Internacional da Mulher e a data de 8 de março são comumente associados a dois fatos históricos, nada felizes, marcados por mortes de mulheres, que teriam dado origem à comemoração:

  • 1 Uma manifestação das operárias do setor têxtil nova-iorquino ocorrida em 8 de março de 1857 (segundo outras versões, em 1908), quando trabalhadoras ocuparam uma fábrica, em protesto contra as más condições de trabalho. A manifestação teria sido reprimida com extrema violência. Segundo essa versão, as operárias foram trancadas dentro do prédio, o qual foi, então, incendiado. Em consequência, cerca de 130 mulheres morreram.
  • 2 O outro acontecimento é o incêndio de uma fábrica, ocorrido na mesma data e na mesma cidade. Não existe consenso historiográfico quanto a esses dois fatos, nem sequer sobre as datas, o que gerou mitos sobre esses acontecimentos. Alguns historiadores afirmam que o incêndio de 1857 não ocorreu (pelo menos, não naquela data), e defendem a ideia de que o incêndio relacionado ao Dia Internacional da Mulher fora, de fato, o incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist, em Nova York, no dia 25 de março de 1911 (ou seja, um ano depois de a proposta de criação do Dia Internacional da Mulher ser apresentada por Clara Zetkin, durante a II Conferência Internacional de Mulheres Socialistas, em Copenhague). A Triangle empregava 600 trabalhadores, em sua maioria mulheres imigrantes. Na tragédia, 146 pessoas morreram, sendo 125 mulheres e 21 homens.

No Ocidente, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado no início do século, até a década de 1920. Depois, a data foi esquecida por longo tempo e somente recuperada pelo movimento feminista, já na década de 1960. Na atualidade, a celebração do Dia Internacional da Mulher perdeu parcialmente o seu sentido original, adquirindo um caráter festivo e comercial. Nessa data, os empregadores, sem certamente pretender evocar o espírito das operárias grevistas do 8 de março de 1917, costumam distribuir rosas vermelhas ou pequenos mimos entre suas empregadas.



style="display:inline-block;width:300px;height:250px"
data-ad-client="ca-pub-1820171888102207"
data-ad-slot="3277060771">

Em 1975, foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e, em dezembro de 1977, o Dia Internacional da Mulher foi adotado pelas Nações Unidas, para lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres.
Marcos das Conquistas das Mulheres na História

– 1788 – o político e filósofo francês Condorcet reivindica direitos de participação política, emprego e educação para as mulheres.

– 1840 – Lucrécia Mott luta pela igualdade de direitos para mulheres e negros dos Estados Unidos.

– 1859 – surge na Rússia, na cidade de São Petersburgo, um movimento de luta pelos direitos das mulheres.

– 1862 – durante as eleições municipais, as mulheres podem votar pela primeira vez na Suécia.

– 1865 – na Alemanha, Louise Otto, cria a Associação Geral das Mulheres Alemãs.

– 1866 – No Reino Unido, o economista John S. Mill escreve exigindo o direito de voto para as mulheres inglesas.

– 1869 – é criada nos Estados Unidos a Associação Nacional para o Sufrágio das Mulheres.

– 1870 – Na França, as mulheres passam a ter acesso aos cursos de Medicina.

– 1874 – criada no Japão a primeira escola normal para moças.

– 1878 – criada na Rússia uma Universidade Feminina.

– 1893 – a Nova Zelândia torna-se o primeiro país do mundo a conceder direito de voto às mulheres (sufrágio feminino). A conquista foi o resultado da luta de Kate Sheppard, líder do movimento pelo direito de voto das mulheres na Nova Zelândia.

– 1901 – o deputado francês René Viviani defende o direito de voto das mulheres.

– 1951 – a OIT (Organização Internacional do Trabalho) estabelece princípios gerais, visando a igualdade de remuneração (salários) entre homens e mulheres (para exercício de mesma função).

 

Algumas frases de pensadores sobre as mulheres:

Drummond e as mulheres

Os homens distinguem-se pelo que fazem, as mulheres pelo que levam os homens a fazer. (Carlos Drummond de Andrade)

Mulheres poderosas

Se não fosse as mulheres, o homem ainda estaria agachado em uma caverna comendo carne crua. Nós só construímos a civilização com fim de impressionar nossas namoradas. (Orson Wells)

Apenas uma gota

Nós mesmos sentimos que o que estamos fazendo é apenas uma gota no oceano. Mas o oceano seria menor se faltasse essa gota.(Madre Teresa, frases sobre a força das mulheres)

Mulheres, amigas dos homens

As mulheres podem tornar-se facilmente amigas de um homem; mas, para manter essa amizade, torna-se indispensável o concurso de uma pequena antipatia física.(Friedrich Nietzsche)

A persistência feminina

As mulheres não sabem o que querem, e não dão descanso, enquanto não recebem aquilo que querem. (Oscar Wilde e suas célebre frases sobre a mulher)

Anatomia feminina

Anatomia é uma coisa que os homens também têm, mas que, nas mulheres, fica muito melhor. (Millôr Fernandes)

Algumas Imagens para Redes Sociais em Homenagem ao Dia da Mulher

8 de março - Dia Internacional da Mulher
8 de março – Dia Internacional da Mulher
8 de março - Dia Internacional da Mulher
8 de março – Dia Internacional da Mulher
8 de março - Dia Internacional da Mulher
8 de março – Dia Internacional da Mulher



style=”display:block”
data-ad-client=”ca-pub-1820171888102207″
data-ad-slot=”8882231979″
data-ad-format=”auto”>

8 de março - Dia Internacional da Mulher
8 de março – Dia Internacional da Mulher

Matérias Relacionadas

3875 Views